Conheça os principais sintomas e tratamentos da tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa potencialmente grave que afeta principalmente os pulmões. As bactérias que causam a tuberculose são espalhadas de uma pessoa para outra através de pequenas gotas liberadas no ar através de tosses e espirros.

As infecções por tuberculose começaram a aumentar em 1985, em parte devido ao aparecimento do HIV, o vírus que causa a Aids. O HIV enfraquece o sistema imunológico de uma pessoa e isso faz com que seu organismo não possa combater os germes da tuberculose.

Muitos tipos de tuberculose resistem às drogas mais usadas para tratar a doença. Pessoas com tuberculose ativa devem tomar vários tipos de medicamentos por muitos meses para erradicar a infecção e prevenir o desenvolvimento de resistência aos antibióticos.

Embora seu corpo possa abrigar as bactérias que causam a tuberculose, seu sistema imunológico geralmente pode impedi-lo de ficar doente. Por esta razão, os médicos fazem uma distinção entre:

Tuberculose latente: Nesta condição, você tem uma infecção causada pela tuberculose, mas as bactérias permanecem em seu corpo em um estado inativo e não causam sintomas. A tuberculose latente, também chamada de tuberculose inativa, não é contagiosa. A tuberculose latente pode se transformar em tuberculose ativa, portanto o tratamento é importante para a pessoa com tuberculose latente e para ajudar a controlar a disseminação da tuberculose.

Tuberculose ativa: Esta condição causa vários sintomas e pode se espalhar para os outras partes do corpo. Pode ocorrer nas primeiras semanas após a infecção com a bactéria da tuberculose, ou pode ocorrer anos mais tarde.

Causas

A tuberculose é causada por bactérias que se espalham de pessoa para pessoa através de gotículas microscópicas liberadas no ar. Isso pode acontecer quando alguém com a forma ativa de tuberculose tosse, fala, espirra, cospe, ri ou canta.

Embora a tuberculose seja contagiosa, não é fácil de pegar. Você é muito mais propenso a contrair tuberculose de alguém com quem vive ou trabalha do que de um estranho. A maioria das pessoas com tuberculose ativa que tiveram tratamento medicamentoso adequado por pelo menos duas semanas já não transmitem a doença.