Seg à Sáb: 08h às 20h / Dom: Alternados | 0800 039 3480 / 31 9.9374-7712

R. Iracema, 273, Loja A, B: N Sra. Do Carmo | Sete Lagoas MG

Uso de celular não reduz tempo em família, diz estudo

Uso de celular não reduz tempo em família, diz estudo

É comum ouvir pessoas discutindo sobre o quanto as tecnologias nos afastam do convívio social. Pensando nisso, alguns pais proíbem seus filhos de utilizarem celulares e smartphones, para que eles gastem mais tempo envolvidos com a família. Entretanto, um estudo feito pela Universidade de Warwick revelou que os aparelhos de comunicação não interferem nas dinâmicas familiares.

Pelo contrário, os estudiosos descobriram que de 2000 para 2015, o tempo que a família permanece em casa aumentou 30 minutos. A quantidade de horas que as crianças e os adolescentes gastam em atividades com seus entes queridos (como jantar e assistir televisão) permanece a mesma desde o início do século.


Como o estudo foi feito
Os pesquisadores reuniram dados de jovens de oito a dezesseis anos de idade, e seus respectivos pais. Eles foram entrevistados sobre como passam o tempo em casa com suas famílias.


Descobertas
Segundo o estudo, o tempo adicional que os jovens passam em casa não significa que eles estejam realizando atividades conjuntas. Ao invés de estarem interagindo com os pais, eles estão engajados em ações individuais, como mexer no celular.

O uso dos smartphones é feito, na maioria das vezes, durante estes momentos de pouca ou nenhuma interação. Quando a família está reunida em atividades coletivas, o aparelho celular não interferiu na quantidade de tempo gasto com os entes queridos.

Educando os filhos a usar o celular de forma saudável
Segundo a psicóloga Claudia Finamore, crianças e adolescentes possuem, de modo geral, intimidade com a internet e suas tecnologias, conseguindo satisfazer seus desejos e necessidades com muita facilidade.

"Para identificar se há abuso na utilização da internet, os pais devem observar se esse uso está dificultando outras atividades do filho, como o desempenho escolar e o contato social, ou causando algum outro tipo de malefício. Deve-se observar além da quantidade de horas acessadas, a qualidade desse acesso", explica a psicóloga.

De acordo com Claudia, é importante que os pais estejam atentos em relação aos seus filhos para que possam perceber eventuais diferenças em seus comportamentos. Os filhos se espelham nas atitudes dos pais para criar uma rotina de comportamento.

Por isso, a melhor maneira de estabelecer um canal de diálogo saudável com os filhos e estabelecer limites é por meio da sinceridade e do respeito ao espaço dos jovens, sem recorrer ao autoritarismo e a violência verbal.

Fonte: minhavida.com.br

Postado por Drogaria Monteiro



Atendimento: 0800 039 3480

Email: contato@drogariamonteiro.com.br

Drogaria Monteiro © 2024 - Todos os Direitos Reservados.