6 razões para ter a caderneta de vacinação atualizada

As vacinas são uma das formas mais importantes para proteger a saúde, pois permitem treinar o organismo para saber como atuar perante infecções graves que podem colocar a vida em risco, como a poliomielite, o sarampo ou a pneumonia.

Por esse motivo, as vacinas devem ser implementadas logo desde o nascimento, ainda na maternidade, para garantir que o bebê está bem protegido nos primeiros dias de vida, e devem ser mantidas ao longo da vida, de acordo com o calendário de vacinação, para garantir uma proteção contra doenças imunopreveníveis.

As vacinas são seguras, sendo desenvolvidas em laboratórios certificados que fazem estudos regulares para atestar a segurança, a qualidade do produto e controlar possíveis eventos adversos pós-vacinação.

Os motivos mais importantes para ter uma caderneta de vacinação atualizada são:

1. Estar protegido contra várias doenças imunopreveníveis

Manter a caderneta de vacinação atualizada ajuda a proteger contra o maior número possível de doenças para as quais já existe vacina.

Muitas dessas doenças, que podem levar à internação e até colocar a vida em risco, como a hepatite B, a tuberculose, a poliomielite, o sarampo, a pneumonia, dentre outras. A proteção conferida pela vacinação pode se manter até à idade adulta.

É importante fazer a vacinação mesmo nas situações onde não se tenha mais casos de determinada doença imunoprevenível na localidade de sua residência. Isto porque viajantes internacionais podem reintroduzir, no país ou na localidade, doenças que não estavam mais sendo identificadas.

2. Incentivar a vacinação é proteger a família e amigos

Além de proteger a saúde da pessoa vacinada, é importante que familiares e amigos sejam incentivados a procurarem o serviço de saúde para que atualizem sua situação vacinal.

Quantas mais pessoas estiverem vacinadas contra uma determinada doença, menor é o número de pessoas infectadas e, assim, a transmissão da infecção quase não acontece. Por isso, além de ajudar a proteger cada pessoa contra doenças graves, as vacinas também permitem proteger as pessoas que estão em volta.

3. Contribuir para redução e eliminação de doenças

Quando grande parte das pessoas de um município está vacinada contra uma determinada doença, o número de casos tende a diminuir, possibilitando o controle, a eliminação e a erradicação dessa doença.

4. Reduzir complicações e gravidade em determinadas comorbidades

A vacinação contra a influenza, por exemplo, contribui para a redução das complicações e gravidade em determinadas comorbidades, como cardiopatias, hipertensão arterial, diabetes, obesidade, dentre outras que afetam o sistema respiratório. A vacinação contra a influenza é uma ação anual importante para a qualidade de vida dos grupos prioritários. Saiba mais sobre a vacina da gripe.

5. Reduzir a resistência a antibióticos

A vacinação desempenha um papel fundamental no combate à resistência microbiana por reduzir casos de doenças, como meningites e pneumonias, e suas sequelas. Essa ação permite evitar infecções, internações e contribui na redução do uso de antibiótico de forma prolongada.

Podemos destacar como exemplo de doença que foi erradicada e eliminada, respectivamente, a varíola e a poliomielite.

6. Custo-benefício da vacinação

O benefício das vacinas ultrapassa largamente os possíveis riscos, tornando-as um dos produtos médicos com maior custo-benefício para as pessoas que as recebem. Os estudos científicos apontam que os eventos adversos pós-vacinação são pouco frequentes, sendo a grande maioria deles não graves e autolimitados.

Fonte: https://www.tuasaude.com/